Começando com Front-end: entenda os conceitos, as áreas e as tecnologias que você precisa estudar

HTML é a sigla para Hyper Text Markup Language (ou “linguagem de marcação de hipertexto”, em português). Ele é o esqueleto de todas as páginas da web e aplicações, seu bloco de construção mais básico. Você usa HTML para estruturar sua curso de desenvolvimento web página em elementos como parágrafos, seções, títulos, barras de navegação e assim por diante. Quando você olha para um site na web, as três coisas mais importantes que compõem o que você vê na web são o HTML, o CSS e o JavaScript.

Principais Tecnologias Utilizadas no Desenvolvimento Front-End

front-end

Portanto, a principal diferença entre ambos é de que o Front-End não é um designer, mas sim um desenvolvedor. Embora em alguns momentos as áreas se cruzem por tratarem de interfaces, esse profissional vai lidar com interatividade e lógicas de categorização e programação, e não especificamente com a parte visual. Isso porque, há algum tempo, os profissionais de design eram responsáveis pela criação visual das páginas na web, e os desenvolvedores se encarregavam da estrutura. Ou seja, ao contrário do Front-End, o desenvolvedor Back-End cuida da parte funcional de uma página, que não pode ser vista pelo usuário.

  • Portanto, ao utilizar linguagens front-end, é preciso ter essa questão em mente.
  • O protocolo HTTP é fundamental para a comunicação entre front-end e back-end de aplicações web.
  • Isso inclui entender a estrutura de uma página web, a diferença entre HTML, CSS e JavaScript, e como eles interagem entre si.
  • A TOTVS investe na revitalização de seus produtos, principalmente na interface, no desenvolvimento front-end junto com projetos do UX Lab, e tendo um time exclusivo para criação de componentes.

Gosto muito da parte lógica! Qual é meu caminho?

Como a linguagem de programação padrão para a web, é essencial para qualquer desenvolvedor front-end. O termo “Frontend” é usado no desenvolvimento web para descrever tudo o que é apresentado aos usuários quando eles visitam um site ou usam um aplicativo da web. Este é o ponto onde a tecnologia encontra o design, combinando código, cores, formas e interatividade. Então, se você sempre quis aprender mais sobre HTML, CSS, JavaScript e a arte de criar interfaces de usuário bonitas e funcionais, este artigo é para você. Aprenda a implementar efeitos visuais em páginas web utilizando JavaScript. O protocolo HTTP é fundamental para a comunicação entre front-end e back-end de aplicações web.

Estágio Desenvolvedor Javascript Presencial em Piracicaba

O profissional poderá trabalhar como autônomo/freelancer também e, portanto, não ser vinculado profissionalmente à uma empresa/indústria. Muitos desses conceitos são extremamente importantes para aplicações que se conectam com um serviço Back-end ou outras APIs. Aqui vem funcionalidades e conceitos que são comumente usados em aplicações do https://www.ocafezinho.com/desenvolvimento-web-alem-do-codigo-a-importancia-da-criatividade-e-oportunidades-na-area/ dia-a-dia, principalmente se sua aplicação faz coisas a mais do que só mostrar HTML e CSS. O que acaba acontecendo com algumas pessoas que seguem esse caminho é que elas apenas aprendem frameworks CSS, já que não é foco delas aprender tudo de CSS e HTML. As tags existem exatamente para descrever o conteúdo que é apresentado na página.

  • Comece com a certificação em design responsivo para a web do freeCodeCamp e com o novo curso completo sobre HTML do Beau Carnes (texto em inglês).
  • Aqui vem funcionalidades e conceitos que são comumente usados em aplicações do dia-a-dia, principalmente se sua aplicação faz coisas a mais do que só mostrar HTML e CSS.
  • Por outro lado, a pós-graduação é destinada para profissionais que já possuem graduação completa e é vista como um diferencial aos olhos do mercado de trabalho.
  • Comece construindo projetos pequenos, como páginas web simples, e vá progredindo para projetos mais complexos à medida que ganha confiança.
  • A partir das aulas, você estará apto para criar e aperfeiçoar páginas para a web a partir de HTML, CSS e Javascript.

Conhecer frameworks e bibliotecas como React, Angular ou Vue.js

Além disso, estar atualizado sobre as últimas tendências e tecnologias da web é essencial para se manter competitivo no mercado. Em geral, o desenvolvedor front-end atua diretamente com o código para projetar e estruturar as ferramentas que o usuário irá interagir. A importância desse profissional recai sobre a usabilidade das ferramentas projetadas e que elas consigam suprir as necessidades do usuário. Um termo muito próximo deste profissional é a responsividade, características de responder rápida e adequadamente ao que lhe é solicitado, dos sites/aplicativos/softwares projetados pelo desenvolvedor. Ter um portfólio de projetos é fundamental para demonstrar suas habilidades e se destacar no mercado de trabalho. À medida que você desenvolve projetos, compile-os em um portfólio online que demonstre sua capacidade de criar interfaces web atraentes e funcionais.

Conforme estudo publicado na Forbes, com base em dados do Glassdoor, entre as 50 profissões que estão em alta, quase metade pertence a essa esfera. A aparência de um site, sistema ou outro projeto do tipo é um dos fatores marcantes para o usuário, podendo ser também um dos motivos que os levam a desistir de utilizá-lo. Portanto, é importante que isso seja levando em conta no momento de desenvolver um app, site ou software. Essas duas linhas que fazem parte da programação de um site ou software são igualmente importantes para que o produto final tenha qualidade. Neste artigo, falaremos mais sobre a importância do front-end em programação e qual sua função.

  • Bom, essa é uma situação bastante comum, principalmente diante de tantas tecnologias, linguagens e frameworks.
  • Este artigo (texto em inglês) explica como usar a API Fetch em JavaScript.
  • Claro que isso vai depender do quão profundo você quer aprender sobre essas áreas.
  • Ele permite que você crie designs atraentes e personalizados para suas páginas web.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *